terça-feira, 11 de junho de 2013

Apresentação Final

A apresentação final está no link, segue também o pôster criado para apresentação do projeto.
Abaixo o código finalizado

#include <IRremote.h>

// LED IR no pino 3
IRsend irsend;
int valor;
int menor;
int a;
int maior;
int amplitude;
int MAX = 300;
int MINS = 110;
int MINI = 100;

void setup() {
  Serial.begin(9600);
}

void medir(){
   maior = analogRead(A0);
 menor = maior;
 for (a=0; a < 20; a++){
  valor = analogRead(A0);
  if (valor>maior) maior = valor;
  if (valor<menor) menor = valor;
 }
 amplitude = maior - menor;
 Serial.println(amplitude);
}

void loop() {
        medir();
 if (amplitude >= MAX) {
                irsend.sendNEC(0xFF2AD5, 32);
  delay(1);
                irsend.sendNEC(0xFF2AD5, 32);
  }
 if ((amplitude >= MINI)&&(amplitude <= MINS)){
  irsend.sendNEC(0xFF0AF5, 32);
  delay(1);
  irsend.sendNEC(0xFF0AF5, 32);
  }

}

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Infravermelho

Para utilizar o infravermelho com o arduíno adicionamos a biblioteca IRremote.h, essa biblioteca já adiciona métodos para obter o código e o método utilizado por um controle remoto através de um sensor infravermelho
(sensor infravermelho)

 Com o código obtido pelo exemplo contido na biblioteca, podemos enviar o código através de um LED infravermelho conectado na portal digital 3 (definido na biblioteca).
O aparelho utilizado forneceu os códigos  FF0AF5 e FF2AD5 no padrão NEC, que utiliza um burst inicializador e depois envia o código, totalizando 32 bits

domingo, 28 de abril de 2013

Dados obtidos

O grupo realizou testes com o Arduíno, nós utilizamos vinte medidas consecutivas para obter o maior e o menor valor registrado e assim calcular a amplitude do som captado pelo microfone.
Utilizamos um mesmo audio e fizemos 50 medições, resultando em aproximadamente 5 segundos de áudio, segue o link com a planilha montada com essas medições, o maior, menor, amplitude e a média dos valores para situações com diferentes níveis de volume assim como os gráficos resultantes.

Tabela de dados

E essa é a imagem obtida do arquivo de áudio através do software Audacity






Os resultados obtidos foram bem próximos dos vistos na imagem acima, tornando essa parte de avaliação sonora quase conclúida.
Os limites que utilizaremos serão meramente ilustrativos, por isso nos focaremos agora na utilização do emissor infra-vermelho para mudança no volume do aparelho sonoro e então finalizaremos com a união dessas duas partes.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Primeiro contato com o microfone

No dia 1° de abril, realizamos a conexão do microfone com o Arduíno  e exibimos a medida em um gráfico. Após isso, filmamos a experiência que segue abaixo.






Com os testes realizados, planejamos:

  • Estudar como transformaremos as medidas lidas pelo Arduíno em um valor que represente a intensidade sonora, aparentemente devemos utilizar a diferença entre os picos, a amplitude da onda, mas o intervalo de medidas para medição da amplitude não parece claro.
  • Analisar qual o valor da medida que representa um volume agradável, um volume muito baixo e um volume muito alto.
  • Pretendemos definir uma posição fixa para os objetos, tanto o medidor, o objeto em questão e o ambiente, para que a medida não seja alterada pelo o movimento.

domingo, 7 de abril de 2013

Sensor sonoro e sua visualização


A Professora disponibilizou um sensor sonoro



Ele deve ser conectado na porta analógica, mas precisamos conseguir visualizar as medidas em "tempo real".
A melhor solução encontrada foi a criação contínua de um gráfico, para isso precisamos obter os valores lidos pelo Arduíno, mas queremos que o gráfico seja construído também em "tempo real" para isso encontramos como solução o programa processing, ele é citado em diversos sites como forma de se integrar com o Arduíno, inclusive no site do Arduíno em que encontramos um código de exemplo que cria um gráfico a partir de uma medida lida pela porta analógica. [LINK]
Encontramos também um projeto de conexão de um microfone com o Arduíno onde outro código do processing foi postado para construção de gráfico a partir da medida obtida pelo Arduíno. [LINK]

sexta-feira, 22 de março de 2013

Apresentação do projeto


Segue o link do powerpoint criado para a apresentação do projeto.


É necessário uma melhor descrição e clareza no objetivo e como ele é desenvolvido no projeto, além da elaboração de um nome para o projeto, a professora disse que poderia ceder um microfone para o desenvolvimento do projeto

terça-feira, 19 de março de 2013

Primeiro contato

O primeiro contato com o Arduíno foi através do experimento proposto pela professora, nele tivemos que conectar um LED e um resistor de modo que a placa Arduíno acendesse o LED.



Utilizamos o código de exemplo já presente no software do Arduíno "BLINK"

Depois utilizamos o teclado para enviar comandos para acender e apagar o LED, também adicionamos outro LED de modo que o comando de apagar um dos LEDs acendesse o outro.





domingo, 3 de março de 2013

O Arduíno

 Os dois vídeos abaixo mostram aplicações e comentam sobre a presença do Arduíno no mundo atual com exemplos bem interessantes.



O Arduíno parece ser ótimo para gerar interações com luzes, sons e movimentos e a ideia de reutilização de materiais parece ser um bom começo para idealização do projeto com o Arduíno.