domingo, 28 de abril de 2013

Dados obtidos

O grupo realizou testes com o Arduíno, nós utilizamos vinte medidas consecutivas para obter o maior e o menor valor registrado e assim calcular a amplitude do som captado pelo microfone.
Utilizamos um mesmo audio e fizemos 50 medições, resultando em aproximadamente 5 segundos de áudio, segue o link com a planilha montada com essas medições, o maior, menor, amplitude e a média dos valores para situações com diferentes níveis de volume assim como os gráficos resultantes.

Tabela de dados

E essa é a imagem obtida do arquivo de áudio através do software Audacity






Os resultados obtidos foram bem próximos dos vistos na imagem acima, tornando essa parte de avaliação sonora quase conclúida.
Os limites que utilizaremos serão meramente ilustrativos, por isso nos focaremos agora na utilização do emissor infra-vermelho para mudança no volume do aparelho sonoro e então finalizaremos com a união dessas duas partes.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Primeiro contato com o microfone

No dia 1° de abril, realizamos a conexão do microfone com o Arduíno  e exibimos a medida em um gráfico. Após isso, filmamos a experiência que segue abaixo.






Com os testes realizados, planejamos:

  • Estudar como transformaremos as medidas lidas pelo Arduíno em um valor que represente a intensidade sonora, aparentemente devemos utilizar a diferença entre os picos, a amplitude da onda, mas o intervalo de medidas para medição da amplitude não parece claro.
  • Analisar qual o valor da medida que representa um volume agradável, um volume muito baixo e um volume muito alto.
  • Pretendemos definir uma posição fixa para os objetos, tanto o medidor, o objeto em questão e o ambiente, para que a medida não seja alterada pelo o movimento.

domingo, 7 de abril de 2013

Sensor sonoro e sua visualização


A Professora disponibilizou um sensor sonoro



Ele deve ser conectado na porta analógica, mas precisamos conseguir visualizar as medidas em "tempo real".
A melhor solução encontrada foi a criação contínua de um gráfico, para isso precisamos obter os valores lidos pelo Arduíno, mas queremos que o gráfico seja construído também em "tempo real" para isso encontramos como solução o programa processing, ele é citado em diversos sites como forma de se integrar com o Arduíno, inclusive no site do Arduíno em que encontramos um código de exemplo que cria um gráfico a partir de uma medida lida pela porta analógica. [LINK]
Encontramos também um projeto de conexão de um microfone com o Arduíno onde outro código do processing foi postado para construção de gráfico a partir da medida obtida pelo Arduíno. [LINK]